terça-feira, 24 de janeiro de 2017

8 lugares incríveis que emergiram da água



Às vezes, terremotos, barragens artificiais ou simplesmente a seca podem revelar maravilhas que há tempos estavam ocultas dos nossos olhos. Esses 8 lugares surpreendentes surgiram da água, por diferentes motivos. Confira:

1 – Uma igreja de 400 anos que surgiu das águas de uma represa secando no México



Essa igreja católica do século XVI foi abandonada em 1773. O governo construiu uma barragem no rio Grijalva, o que inundou toda a região, inclusive a igreja. No entanto, uma recente seca proporcionou essa visão rara.

2 – Uma ilha em forma de tartaruga que fica submersa 9 meses por ano







Todos os anos, milhares de turistas chineses migram para o reservatório Gorges para ver uma ilha em forma de tartaruga emergir das águas do rio Muodaoxi. O evento é comemorado pelos moradores, porque as tartarugas são consideradas auspiciosas e um sinal de longevidade.

Soa como um fenômeno natural fascinante, mas a “mágica” é feita pelo homem. O nível de água do rio Muodaoxi é controlado pela Barragem das Três Gargantas. Toda primavera, a água do reservatório é usada para abastecer algumas áreas, o que diminuiu o nível de água e expõe a ilha.

A aparência da ilha depende da quantidade de água. Durante nove meses do ano, ou ela está totalmente submersa ou só a sua ponta fica exposta. A forma de tartaruga é totalmente visível quando o nível da água está entre 163 e 168 metros. Se a água cai para cerca de 145 metros, a rocha torna-se ligada ao continente, perdendo a sua forma original.



3 – A cidade argentina que ressurgiu depois de ficar submersa por 30 anos



De volta na década de 1920, uma aldeia turística chamada Villa Epecuen foi estabelecida ao longo das margens do Lago Epecuen, um lago salgado a cerca de 600 quilômetros a sudoeste de Buenos Aires, na Argentina. O Lago Epecuen é como a maioria dos outros lagos montanhosos, exceto por uma diferença importante – tem níveis de sal perdendo apenas para o Mar Morto, e 10 vezes maiores do que qualquer oceano.

A população da cidade atingiu o pico na década de 1970, com mais de 5.000 pessoas. Cerca de 300 empresas prosperaram lá, incluindo hotéis, pousadas, spas, lojas e museus. Durante esse tempo, um evento climático de longo prazo estava entregando muito mais chuva do que o habitual para as colinas circundantes, e o Lago Epecuen começou a crescer. Em 10 de novembro de 1985, um volume enorme de água quebrou a barragem e inundou a maior parte da cidade. Em 1993, a cidade ficou coberta com 10 metros de água.

Quase 25 anos depois, em 2009, uma seca aconteceu e a cidade pôde ser contemplada novamente. Ninguém voltou para a cidade, exceto Pablo Novak, de 81 anos, que agora é único residente de Villa Epecuen.





4 – A Igreja de São Nicolau foi submersa em um lago artificial



Não muito longe da cachoeira mais alta dos Balcãs, reside o lago Mavrovo, um parque nacional na Macedônia que é famoso por sua igreja semi-submersa. Situado em meio a uma paisagem incrível de planaltos verdes e picos nevados, a igreja abandonada de São Nicolau foi vítima de um lago artificial criado para fornecer água a uma usina de energia local.

A metade superior de São Nicolau é ainda visível, que emerge do lago imediatamente ao largo da aldeia que uma vez serviu. Hoje, as ervas daninhas crescem a partir das ruínas e o telhado da torre está em colapso, mas este edifício em ruínas continuará a ser um ponto de interesse na paisagem nos próximos anos.



5 – O santuário subaquático surpreendente que se transforma em um parque



O Grüner See (também conhecido como “Lago Verde”) está localizada em Styria, na Áustria. Ele é conhecida por suas vistas panorâmicas e água verde-esmeralda que escorre das montanhas cobertas de neve ao redor. Durante o inverno, antes do gelo derrete , o lago tem apenas 1-2 metros de profundidade, e a área circundante é usada como um parque do condado. No entanto, na primavera, o gelo das montanhas derrete e o lago enche, transformando o parque em um santuário subaquático com quase 12 metros de profundidade, um paraíso para os mergulhadores.





6 – A cidade chinesa que inundou após um terremoto, mas ressurgiu após 5 anos sob a água



Estas imagens surpreendentes mostram uma aldeia inteira emergindo de um lago 5 anos depois que foi completamente inundada após um forte terremoto. Quase 10 edifícios – incluindo casas, escritórios e uma escola primária – surgiram a partir da água desde que a aldeia de Xuanping foi destruída em 2008.

Um terremoto de 8,0 graus devastou a aldeia em Beichuan County, província de Sichuan, na China, fazendo com que ela fosse completamente inundada por uma barreira quebrada.

7 – Uma cidade perdida do Velho Oeste que apareceu depois de uma seca em Nevada

A cidade de Saint Thomas foi inundada há 70 anos pelas águas do rio Colorado, quando foi represado para criar o lago Mead. Suas ruínas estão agora expostas enquanto uma seca contínua mantém o reservatório perto de níveis historicamente baixos.

As fundações de concreto subaquáticas de Saint Thomas foram vistAs pela primeira vez por pescadores em 2003. Hoje, arbustos cobrem a paisagem.



8 – A Igreja venezuelana que ressurgiu após 33 anos submersa



Entre 1985 e 2008, pescadores e os excursionistas que viajavam de barco ao longo do lago formado pelo Reservatório Uribante Reservoir em Tachara, Venezuela, foram presenteados com uma vista estranha.

Em 2008, a cruz começou a subir mais e mais para fora da água, revelando mais da estrutura gótico abaixo. Era literalmente apenas a ponta de algo muito maior.

Na realidade, a estrutura não estava subindo para fora da água, mas a água do reservatório estava retrocedendo, revelando o que o lago tinha escondido por mais de duas décadas. Até 2010, a água havia recuado quase totalmente, revelando uma grande extensão de terra plana e uma imponente igreja gótica.

A igreja pertencia à cidade de Potosi, que em 1985 foi propositadamente inundada pelo represamento de um rio próximo para criar energia hidrelétrica. Todos os cidadãos de Potosí tiveram que deixar o local. [Oddee]
 
Fonte: http://misteriosdomundo.org/8-lugares-incriveis-que-emergiram-da-agua/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário